Ouvidoria Nacional do Ministério Público apresenta balanço de atividades ao Plenário do CNMP
O ouvidor nacional do Ministério Público, Gustavo Sabóia (foto), apresentou ao Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), durante a 10ª Sessão Ordinária de 2026, realizada nesta terça-feira, 23 de junho, um balanço das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público nos últimos meses.
Entre os dias 10 de fevereiro e 22 de junho, a Ouvidoria Nacional recebeu 2.450 manifestações, com média de 136 registros por semana. Do total, 82% das demandas já foram concluídas, 11,6% permanecem em tramitação e 6,4% aguardam resposta das unidades demandadas.
Durante a apresentação, Gustavo Sabóia também destacou os avanços implementados no Sistema Ouvidoria Cidadã, plataforma utilizada para o recebimento e tratamento das manifestações encaminhadas à Ouvidoria Nacional. No período de abril a junho, foram incorporadas cinco novas funcionalidades e concluídas nove melhorias no sistema.
Ao apresentar os dados, o ouvidor nacional ressaltou o compromisso da Ouvidoria com o aprimoramento contínuo dos serviços prestados à sociedade e com o fortalecimento dos canais de diálogo entre o Ministério Público e o cidadão.